top of page
Yspanus Languages

Você consegue adivinhar a diferença entre Espanhol e Castelhano?


Por conta de a Espanha possuir várias línguas co-oficiais (catalão, galego, basco e valenciano), muitos brasileiros podem pensar que o castelhano pertence a uma região autônoma do país. Porém, esse não é o caso.

Apesar da popularidade dessa dúvida, a resposta é bem simples: o espanhol e o castelhano são sinônimos, segundo a Real Academia Española (RAE). Contudo, uma denominação é mais antiga do que a outra.

O castelhano era um dialeto usado no reino de Castela, durante a Idade Média, quando a Espanha que conhecemos hoje ainda não fora unificada. Esse dialeto — que apresenta uma forte influência do latim — se tornou a língua oficial do país em 1492, quando os reis católicos Isabel e Fernando unificaram todos os reinos da região, expulsando o último domínio árabe do sul da Espanha.

Resta a dúvida: por que alguns países preferem usar o termo “castellano”?

Por razões ideológicas, a Argentina favorece o uso desse termo, uma vez que ele não remete ao período colonial instituído pela Espanha. O castelhano também é popular no Chile, Bolívia e no norte da Espanha. Já o termo “español” é mais usado em países como México, Costa Rica, Panamá e no sul da Espanha (Andaluzia e ilhas Canárias).


Ainda não é fluente em Espanhol? Então, venha estudar no YSPANUS Laguages! Em nosso curso online de Espanhol, você encontrará professores com ampla experiência no mercado e uma plataforma de ensino amigável.


0 comentário
bottom of page