Você sabia que 44% dos franceses são a favor da proibição da alimentação forçada de patos e gansos para a produção do foie gras? Traduzido como “fígado gordo”, o foie gras é uma iguaria muito popular na culinária francesa, considerada um patrimônio cultural da França. A sua produção, entretanto, levanta diversas questões éticas relacionadas ao sofrimento animal.
Por que 29% dos franceses se recusam a comprar foie gras?
Anualmente, por volta de 37 milhões de patos e 700 mil gansos são alimentos à força com tubos para a produção do foie gras, uma prática conhecida como “gavagem”. Trancados em pequenas gaiolas, esses animais ingerem 2 vezes por dia, em apenas alguns segundos, mais de 450 gramas de comida, de modo a aumentar o volume de seus fígados em 10 vezes.
Como a forma de fabricação desse produto é muito cruel, muitos países como Alemanha, Itália, Polônia e Holanda proibiram sua produção. A lei francesa, entretanto, estipula que o foie gras é um patrimônio gastronômico do país.
Vale lembrar que é possível fabricar essa iguaria sem a gavagem, mas isso é raro e seu preço, muito elevado.
O que é faux gras?
O faux gras é uma alternativa vegetal ao foie gras feita à base de castanha de caju, tofu, grão de bico ou cogumelos. Em 2021, o governo britânico chegou até a convidar chefs para falar sobre receitas veganas para substituir o foie gras no país.
O renomado chef francês Alexis Gauthier serve, em seu restaurante no Soho, faux gras feito cogumelos, lentilhas, nozes e conhaque!
Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!
留言