Para um candidato se destacar da concorrência durante processos seletivos, o mercado de trabalho demanda cada vez mais que ele demonstre uma combinação de hard e soft skills em seu currículo. Por isso, é necessário conhecer as diferenças de cada skill (habilidade em inglês) para que você saiba expressá-las naturalmente no decorrer de uma entrevista de emprego.
Primeiro, você precisa saber que o hard e soft skills não são adquiridos da mesma forma:
Hard Skill
O termo hard skill se refere ao conhecimento necessário para você realizar as atividades essenciais de sua área profissional. Essa aptidão pode ser obtida em uma instituição de ensino superior, em cursos técnicos ou até mesmo dentro de uma empresa. Cursos de idiomas como o Yspanus Languages também entram nessa categoria. Ser proficiente em um segundo ou terceiro idioma como Inglês e Espanhol é sem dúvida um hard skill muito requisitado no mercado.
Portanto, o hard skill crucial para você conquistar seu emprego dos sonhos dependerá muito de sua área de conhecimento, que pode requisitar domínio do Pacote Office ou em linguagens de programação como Java e Python.
Contudo, quando o assunto é o aprendizado de uma língua estrangeira, a maioria das empresas concordam que essa é uma aptidão fundamental.
Segundo um estudo feito pela KPMG, até 2027, todas as vagas de emprego terão o Inglês como pré-requisito. Um dado alarmante, se levarmos em consideração que apenas 5% da população brasileira é capaz de falar Inglês, sendo 1% de fato proficiente no idioma.
Soft Skill
Já o termo soft skill representa características de sua personalidade adquiridas durante toda sua vida que contribuem para o seu relacionamento com colegas de trabalho. Essa habilidade pode ser expressada por meio de sua capacidade de solucionar problemas ou de manter um fluxo de trabalho organizado.
Os soft skills mais procurados são:
Adaptabilidade
Empatia
Trabalho em equipe
Organização
Solução de problemas
Comunicação efetiva
Comments