Praticar uma língua estrangeira todos os dias da semana é algo essencial para você incorporar um idioma à sua vida, agilizando o seu aprendizado. Felizmente há diversos recursos online para você ampliar o conteúdo ensinado durante a aula em sessões individuais de estudo. Pensando nisso, o YSPANUS Languages avaliou 3 aplicativos de aprendizagem de idiomas: o Duolingo, Busuu e Babbel.
Confira abaixo os pontos positivos e negativos de cada app e escolha o ideal para o seu ritmo de estudos!
Duolingo
Logo de início, o Duolingo se diferencia dos demais aplicativos ao oferecer uma ampla gama de idiomas, mais de 30 no total, incluindo duas famílias linguísticas ficcionais: o Alto Valiriano, criada para a série Game of Thrones, e o Klingon, para a série Star Trek. O aplicativo também proporciona testes de nivelamento, para aqueles que já possuem algum conhecimento do idioma e não desejam começar seus estudos do nível básico.
O Duolingo divide seu conteúdo por seções, cada uma contem diversas unidades sobre vocabulário (animais, comida, roupa, família, etc) e gramática (tempos verbais, adjetivos, conjunções, pronomes, etc.). Cada unidade avaliará suas 4 habilidades linguísticas por meio de exercícios de tradução, escuta, múltipla escolha e fala.
Um lado negativo do aplicativo é que, para continuar o seu aprendizado gratuito, o usuário precisa ter “vidas”, as quais podem ser perdidas conforme você comete erros. Aqueles que usam a versão gratuita do app também precisarão assistir anúncios após completar cada unidade.
O aplicativo oferece um total de 36 idiomas:
Busuu
Já o Busuu se destaca ao oferecer uma maior personalização do seu plano de estudos. Esse aplicativo, além de oferecer um teste de nivelamento, permite que você escolha o seu objetivo ao aprender o idioma, qual nível você deseja alcançar (A1 ao B2), quais dias da semana você pretende estudar, seu horário de estudos e por quanto tempo você se dedicará ao idioma por dia (até 30 minutos). Após elaborar o seu plano de estudos, o Busuu mostra quando você alcançará sua meta desejada.
O Busuu também se diferencia dos demais ao seguir o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas: A1 (Iniciante), A2 (Básico), B1 (Intermediário) e B2 (Intermediário Avançado). Com esse aplicativo você treinará suas 4 habilidades linguísticas por meio de exercícios de escuta e repetição, memorização e múltipla escolha. Além disso, entre exercícios, o app apresenta dicas contextuais para aprimorar seu aprendizado, explicando a forma correta de pronunciar cada letra alfabeto e quais palavras são mais utilizadas por falantes nativos em situações formais e informais.
O aplicativo oferece um total de 12 idiomas:
Babbel
Já o Babbel não possui uma quantidade de idiomas tão grande quanto o Duolingo, nem uma capacidade tão alta de você personalizar seus plano de estudos como o Busuu, além de não oferecer testes de nivelamento para os usuários que já possuem algum conhecimento do idioma.
Contudo, seu ensino segue a técnica do storytelling ao contar a história de um personagem conforme você realiza cada exercício. Assim como o Busuu, esse app também apresenta pequenas dicas contextuais de estudos conforme você avança no seu aprendizado, indicando quais são as formas mais comuns de cumprimentar alguém, as formas abreviadas de pronunciar uma frase, etc.
O Babbel também possui o diferencial de, além de oferecer lições para os níveis Básico e Intermediário, disponibilizar conteúdos extras, como um curso voltado para negócios e outro, para a pronúncia do alfabeto.
O aplicativo oferece um total de 14 idiomas:
Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!
Comments