Como o Brasil possui uma forte influência da cultura italiana devido à grande onda de imigração iniciada no final do século XIX, existem muitos brasileiros que desejam morar na Itália. Pensando nisso, o Yspanus Languages elaborou um post sobre quem tem direito à cidadania italiana!
Cidadania italiana por descendência (Jure Sanguinis)
Você sabia que a Itália não estabelece um limite de geração para quem deseja adquirir cidadania italiana por descendência? Por isso, se você possui um avô, bisavô, trisavô ou até tataravô italiano, é possível pedir o reconhecimento de sua cidadania por meio de uma ação judicial; um processo que pode durar até 2 anos!
Cidadania italiana via casamento
Para o casal que reside na Itália, é preciso ter 2 anos de casamento para obter naturalização italiana. Para aqueles que moram no Brasil, entretanto, é necessário ter 3 anos de casado. Vale lembrar que esse tempo é reduzido pela metade caso o casal tenha filhos biológicos ou adotados.
Além disso, comprovar sua proficiência em italiano a partir do nível B2 é um requisito para conquistar sua cidadania italiana!
Cidadania italiana por residência
Se você veio de um país que não pertence à União Europeia, é necessário ter 10 anos de residência legal para adquirir cidadania italiana. Já para o estrangeiro que veio de um estado-membro da União Europeia, esse tempo é reduzido para 4 anos!
São 5 anos de residência legal para os seguintes casos:
Apátridas ou refugiados políticos.
Maior de idade adotado por cidadão italiano.
Aqueles que serviram o Estado italiano, na Itália ou no exterior, durante 5 anos.
Deseja aprender uma língua estrangeira? Então, confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Árabe e Russo do YSPANUS Laguages!
Comments