De acordo com dados do site Make it in Germany, um portal com informações sobre oportunidades de emprego na Alemanha, 1.7 milhões de pessoas trabalham no setor de enfermagem alemão e existem 40 mil vagas de trabalho disponíveis nessa área!
Como a expectativa de vida na Alemanha é muito alta (81.88) e sua taxa de natalidade diminui a cada ano, o país precisa preencher esse déficit de profissionais em hospitais e lares de idosos por meio do recrutamento de mão de obra qualificada no exterior.
Inclusive, o déficit de trabalhadores em diversas áreas é tão sério que, em 2020, o país lançou a Lei de Imigração de Mão de Obra Especializada para incentivar profissionais estrangeiros fora da União Europeia a morar e trabalhar na Alemanha.
Como trabalhar com enfermagem na Alemanha?
Para trabalhar com enfermagem na Alemanha, o país precisa determinar se suas competências profissionais são equivalentes às qualificações alemãs. Caso suas habilitações não sejam reconhecidas, você pode fazer um teste de avaliação ou passar por um período de adaptação.
De acordo com o site Anerkennung in Deutschland (Reconhecimento na Alemanha), Lidia Skurat é uma enfermeira russa de 36 anos que solicitou reconhecimento de suas qualificações profissionais na Alemanha.
Como o país determinou que ela não possuía uma equivalência total como enfermeira geral, Lidia precisou completar horas práticas em um hospital. Após 2 anos, ela conquistou o reconhecimento total do governo e agora possui cargo permanente na Alemanha!
Também é necessário comprovar conhecimento da língua alemã por meio de um certificado de proficiência intermediário (nível B1 ou B2).
Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!
コメント